top of page

De onde vem os lucros do circo atual?

Apesar de grandes companhias de circo, como o Cirque Du Soleil e o Tihany, conseguirem sobreviver apenas das apresentações e da vida no circo, é inegável que a arte se modificou com o passar dos anos e a chegada da tecnologia – sobretudo, o cinema, de acordo com a pesquisa levantada no livro 4.000 anos de Malabarismo. A arte e a vontade de viver de arte ainda vivem no coração de alguns, como é visto ao longo desse projeto. 

 

Para sobreviver utilizando a arte, além das apresentações, artistas e membros do picadeiro utilizam de cursos, venda de materiais e eventos. A Cia do Circo, por exemplo, fornece aulas e trabalhos com aniversários – pequenas apresentações com palhaços, pintura de rosto ou venda de doces. O Circo Costelinha também usa os eventos, podendo assim viver só da arte – com pouco, segundo ele, mas o bastante para sobreviver.

 

A Troupe Per Tutti, por exemplo, uniu a necessidade com a oportunidade de crescimento, oferendo cursos sobre palhaços – como descobrir o seu palhaço interior – e, assim, trazer mais membros à companhia e a arte circense no geral.

 

Acesse as atividades lucrativas da vida no circo. 

Arte: Rafaela Barbosa

bottom of page