top of page
"A origem do palhaço pode ser desconhecida para quem o vê no palco, mas suas características não: o Palhaço é o artista que tem a tarefa de entreter o público com seu jeito engraçado, roupas coloridas e maquiagem extravagante. Sobretudo, o palhaço faz a identificação com o público, pois revela da forma mais pura e caricatural o ridículo que todo ser humano carrega consigo." Tiago Sales, palhaço do Circo Caramba.

O palhaço

Foto: Acervo Troupe Per Tutti 

Anchor 1

Palhaço (do termo italiano omino di paglia, ou “homem de palha”) é um homem humilde do campo, que chega à cidade grande e não consegue emprego. Sem condições de se manter, passa a viver na rua e embriaga-se de cerveja – por isso sua boca branca com espuma. Tropeça em seus próprios pés e, de tanto cair no chão, fica com o nariz vermelho. Pede roupas emprestadas, por isso suas vestes são maiores do que deveriam – incluindo seus enormes sapatos. Mas, sobretudo, é um homem simples, de bom coração e que sabe rir de si mesmo.

 

A origem do palhaço pode ser desconhecida para quem o vê no palco, mas suas características não: o Palhaço é o artista que tem a tarefa de entreter o público com seu jeito engraçado, roupas coloridas e maquiagem extravagante. 

 

A principal característica de um palhaço é a graça. Graça no sentido de engraçado, mas também gracioso.

 

Sua maquiagem não funciona como uma máscara, mas sim como um fator que escancara ainda mais suas características. Isso vem do teatro, onde as expressões faciais devem ser vistas de uma longa distância. Seu nariz e roupas são pensados de acordo com sua personalidade. 

 

Sobretudo, o palhaço faz a identificação com o público, pois revela da forma mais pura e caricatural o ridículo que todo ser humano carrega consigo.

Edição do vídeo: Vanessa Dias

Afinal, existe diferença entre os palhaços?

Anchor 2

Há uma infinidade de tipos de palhaços com que se pode trabalhar. O excêntrico, o vagabundo, o palhaço de sarau, o Missié Loyal. No circo, os tipos mais comuns de palhaço (ou “Clowns”, definição em inglês) são o Branco e o Augusto.

 

O Clown Branco é o palhaço sério, o superior. Tradicionalmente com o rosto inteiramente branco, traje bordado com lantejoulas e brilhantes (herdados do Arlequim da commedia dell’arte), ele dirige o show com eficiência e perspicácia – se não fosse, é claro, pelas trapalhadas dos Augustos.

 

O Augusto é o típico palhaço parvo e ingênuo, a representação infantil no circo. Apesar de atrapalhado, conquista o público pela simplicidade.

No palco, Clows Brancos e Augustos normalmente entram em conflito – geralmente porque o Branco considera as atitudes do Augusto banais. Mas o segundo quase sempre prevalece, fazendo triunfar o bom coração acima da sistematização e superioridade do primeiro, e causando, por consequência, a identificação do público. 

 

Para entender melhor, o palhaço e professor de curso de Clow, Alexandre Cartianu, da Troupe Per Tutti, dá sua explicação:

Foto: Acervo Troupe Per Tutti 

A Vida no Circo criado com Wix.com

bottom of page